A Prefeitura promoveu, entre a última terça-feira (1) e quinta-feira (3), a Semana do Trabalhador Mundauense, com ações de promoção e prevenção à saúde, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Munguba, do Residencial Jussara; Barro Branco; Padre Cícero, próximo ao centro; e Elizabeth, na COHAB.
Neste sábado (5), as equipes de Saúde, em parceria com a Educação e Agricultura, realizaram o Dia D, em frente à sede administrativa no centro da cidade, onde atenderam mais de 300 pessoas com vacinação contra hepatite e tétano; aferição de pressão e glicemia; teste rápido para detecção de infecções sexualmente trasmissíveis; atendimento médico; orientações alimentares e nutricionais, atividades lúdicas de educação em saúde; e distribuição de kits de saúde bucal com creme dental e escova. Com música ao vivo e muita interação, o evento ainda contou com sorteio de brindes e de três conjuntos para pulverização de agrotóxicos às associações de agricultores; brinquedos infláveis para as crianças e entrega de kits com lanches e frutas.
“Foram dias importantes, onde, com uma equipe multidisciplinar, intensificamos os cuidados com a saúde dos mundauenses, ofertando serviços essenciais para o diagnóstico precoce e a prevenção de doenças. Nos quatro cantos da cidade, a comunidade atendeu ao chamado e a primeira edição do projeto superou as nossas expectativas”, disse a secretária de Saúde, Paula Cavalcante.
O prefeito Arthur Freitas destacou que a semana do trabalhador surgiu com a proposta de ampliar e tornar mais acessível os serviços em saúde.
“A proposta da semana do trabalhador foi tornar ainda mais acessível os serviços em saúde, com a atenção que esses grandes homens e mulheres merecem, já que diariamente se dedicam no sustento de suas famílias e por vezes, ficam sem tempo para cuidar da saúde. Foi um evento importante e que sem dúvidas, entra no calendário de ações de cuidado e atenção integral já realizadas em benefício dos mundauenses”, disse o gestor.
Estiveram presentes no enceramento do projeto, a primeira-dama, Katherine Farias; o secretário de educação, André Castro; o presidente da Câmara, Alex Freire e os vereadores Nego das Brenhas e Juarez Salustiano.